Ahh Minas Gerais, suas histórias e cultura, arquitetura e beleza natural, uma das mais ricas gastronomias do Brasil, herança dos nossos colonizadores.
Ouro Preto, cidade de grande importância cultural e política no período do império e, não menos importante nos dias de hoje com o turismo que nos leva às descobertas.
Descoberta da mistura do doce no salgado, o tradicional, colonial, com o tempero contemporâneo. O velho e o novo, colonizador e colonizado, eu e você. Lembranças, gratas lembranças. Saudades!
Pegue 1 peça de lombo de porco de aproximadamente 1,5kg, faça um corte em formato de "x" no meio em todo o comprimento para que possa recheá-lo com 300gr de ameixa preta sem caroço. Aperte bem as ameixas para não caírem.
Tempere-o com 2 ou 3 dentes de alho amassado, 1 ramo de salsa, 1 ramo de alecrim, 2 folhas de louro, sal, pimenta preta em grão, 1 pimenta vermelha inteira ligeiramente amassada, 1 cálice de vinho branco, 1 lata de cerveja preta, 1 colher de sopa de molho inglês, suco de 1 limão, cubra com papel alumínio ou papel vegetal e deixe na geladeira até o dia seguinte para marinar.
Pique 1 cebola, 2 dentes de alho, 3 tomates sem pele e sem semente e reserve.
Numa panela, coloque azeite e frite a carne de todos os lados até dourar, reservando a marinada. Depois, transfira o lombo para uma assadeira. Na panela com a gordura: coloque o alho e a cebola até dourar, acrescente o tomate até reduzi-lo. Jogue esta gordura sobre a carne e leve ao forno médio por cera de 1 hora. Aos poucos regue com a marinada.
Quando estiver pronto, retire o lombo da gordura e corte e fatias finas, no máximo 1cm, e distribua ao centro de uma travessa oval de louça ou inox.
Aproveite a gordura da assadeira para fazer o molho: coloque uma colher de sopa rasa de manteiga e frite meia cebola e 1 dente de alho, doure 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo. Retire a pimenta vermelha, o louro, o alecrim e a salsa e coloque na panela vagarosamente para não empelotar, ferva e depois triture tudo no liquidificador. Volte ao fogo baixo e acrescente um pouco mais de água caso necessário, pois deve ter a textura de molho espesso e não um creme.
Quando servir no prato, regue o molho sobre as fatias de carne.
Dica:
Depois de retirar o lombo já assado, coloque a assadeira no fogo e um pouco de vinho branco para retirar e aproveitar toda a gordura deixada pela carne, isso dará uma cor mais escura além de um ótimo sabor ao molho.
Sugestões:
Aos lados do lombo pode-se servir arroz branco, arroz com legumes, legumes salteados (cenoura, batata em cubos, vagem, ervilha, brócolis, etc), batata assada, batata corada, purê de maçã ou farofa.
Farofa:
Numa panela ou frigideira, coloque 1 colher de manteiga com um fio de azeite, 1 dente de alho bem picado, metade de uma cebola muito bem picada, cubinhos de bacon, 1 cenoura ralada grossa, 2 tomates sem pele e sem semente, meia lata de milho verde, farinha de mandioca crua grossa ou farofa pronta, somente a quantidade necessária desejada. Tire do fogo e acrescente uva passa preta, 1 ovo cozido ralado, salsa picada e azeitonas verdes em tiras ou em rodelas.
Purê de maçã:
Coloque 80gr de açúcar numa panela e deixe dourar, cuidado para não queimar pois deixará um sabor amargo, acrescente 6 maçãs sem casca cortada em cubos bem pequenos, misture rapidamente e coloque 125ml de água morna, 1 pau de canela e alguns cravos da índia. Deixe cozinhar até desmanchar as maçãs. Apague o fogo, retire o cravo e a canela e amasse muito bem as maçãs. deve-se obter a textura de um creme, como um purê de batatas, semelhante à comida de bebês.
Bom apetite, um ótimo almoço de ano novo e um maravilhoso ano: com trabalho e dedicação, com lutas que se tornem conquistas e choro de alegria.
Wagner Pires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário