quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

RECEITAS DE BACALHAU

Ah! saudade da terra que aprendi a amar, com sua cultura, seus costumes, encantos e sabores. Do bacalhau de todo dia - nosso arroz com feijão.


Saudade da correria do fogão, o carvão ardendo, as conversas com seu sotaque inconfundível!


Sentar-me à beira do Tejo apreciando o fim da tarde à espera de poder saborear o mais tradicional da cozinha lusitana.


Bacalhau com Natas

  1. Tire o sal do bacalhau, deixando as postas de molho em água bem fria dentro da geladeira, durante 1 dia, trocando 3 ou 4 vezes.
  2. Coza por 10min as postas de bacalhau em água com um fio de azeite, pimenta preta em grão, 1 cebola inteira, 3 dentes de alho inteiros com casca, um pouco de vinho branco um ramo de salsa e folhas de louro.
  3. Retire o bacalhau e desmanche-o em lascas grandes, sem pele e sem espinha; retire as folhas de louro as cascas do alho, a salsa e triture a água, coe e reserve para fazer o molho bechamel.
  4. Pique uma cebola grande, 3 dentes de alho e doure em 2 colheres de sopa cheia de manteiga culinária; acrescente 3 colheres cheias de farinha de trigo e frite mexendo constantemente para não queimar.
  5. Coloque aos poucos a água do bacalhau (cerca de 1 litro), para não empelotar utilize um fouet; tempere com pimenta do reino branca moída, verifique a necessidade de mais sal, noz moscada ralada (pouco), 1 taça de vinho branco.
  6. Quando ferver e começar a engrossar, adicione 600ml de creme de leite sem soro (em Portugal chama-se nata), quando ferver apague o fogo e esprema metade de 1 limão, reserve o molho.
  7. Corte 3 ou 4 cebolas médias cortadas em tiras bem fininhas ou bem picada, 3 dentes de aho picados e refogue-os em azeite. Quando estiverem macios, acrescente o bacalhau, e depois a batata numa proporção igual ao refogado de cebola e bacalhau – se preferir um pouco mais de batata (pode-se utilizar batata palha, ou batata levemente cozida cortada em cubos médios, ou ainda pouco frita em tiras finíssimas), misture bem e vá colocando o molho, mas cuidado para não exagerar no molho.
  8. Distribua num pirex, despeje creme de leite por cima e salpique com um pouco de farinha de rosca (em Portugal: pão ralado), leve ao forno em temperatura alta para gratinar. Sirva acompanhado de salada mista: alface, cenoura ralada, tomates e cebola. 
Bacalhau Gratinado com Espinafre 
  1. Proceda igual ao anterior, reserve. 
  2. Coza, escorra e pique 2 maços (molho) de espinafre, refogue com 3 ceboladas bem picadas e 3 dentes  alho também picado
  3. Coloque o bacalhau, a batata e o molho, levando também para gratinar da mesma forma que o anterior.
Bacalhau Espiritual 
  1. Um processo quase semelhante, quando fizer o molho bechamel, depois de desligar o fogo, não acrescente o limão, mas 3 gemas de ovos, mexendo rapidamente para não coze-las.
  2. Bata as claras em neve e reserve.
  3. Ponha de molho em leite, 5 pães amanhecidos – pequenos e, depois de amolecidos esprema muito bem para tirar todo leite.
  4. Faça o refogado de cebola, azeite e alho, rale 1kg de cenoura, em ralo bem fino, o mais fino possível, e acrescente no refogado~
  5. Adicione o bacalhau e depois o pão (não acompanha batata), misture o molho
  6. Desligue o fogo e acrescente as claras em neve bem delicadamente para dar uma consistência de suflé.
  7. Posteriormente proceda igual ao anterior levando para gratinar.
  8. Opção: se não quiser utilizar o pão, pode-se fazer com batatas como na receita de bacalhau gratinado, ou ainda dispensar a utilização de ovos no preparo do molho.

Nenhum comentário: